Alerta

Risco de choque no parque Dom Antônio Zattera

Poste ficou energizado por pelo menos 36 horas próximo a brinquedos infantis; vídeo divulgado nas redes sociais alertou para o perigo

Carlos Queiroz -

Por: Roberto Giovanaz
[email protected]

Fincado próximo a balanços, gangorras e outros brinquedos para crianças, um poste permaneceu energizado por mais de um dia até o início da tarde desta segunda-feira (2) no parque Dom Antônio Zattera, na avenida Bento Gonçalves. O problema foi gravado na noite de sábado com um celular pelo eletricista Marcelo Correa, 36, que utilizou um multímetro para medir a corrente elétrica. O equipamento indicou 175 volts. "Medi sem aterramento, o que aumentaria pra mais de 200 volts", disse Correa.

Formado pelo Senai, ele trabalha como eletricista há 14 anos e por isso carregava o multímetro no carro. "Voltamos do Laranjal e paramos um pouco na praça pra minha filha brincar um pouco". A criança com cinco anos de idade teria passado cerca de um metro e meio do poste e sentido os efeitos do choque. No vídeo, gravado pela esposa, Marcelo faz um apelo pela divulgação para que outros pais tomassem cuidado com seus filhos no local. O poste permaneceu energizado por, pelo menos, 36 horas em local frequentado por adultos e crianças. A menina estava com os pés descalços, o que poderia ser fatal. "Fiquei indignado porque sei do perigo que minha filha correu", declarou Correa.

Para o eletromecânico Fábio Arduim, há 11 anos trabalhando com ar condicionado e sistema elétrico, o problema não aconteceria se a instalação estivesse correta e atendesse aos padrões. "Um poste com este material (condutor de energia) deveria ter o reator totalmente isolado dentro de um conduíte adequado", explicou. No conserto, o eletricista mostrou a falta de rebites que fixam uma placa na base do poste e impedem o acesso à rede elétrica. A plaqueta estava amarrada com algumas voltas de fita isolante, o que poderia ser arrancado facilmente. "Entre os riscos estão eletrocussão (morte), queimaduras ou quedas", concluiu Arduim.

Responsável pela iluminação pública do município, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) informou que o conserto foi realizado nesta segunda. "O problema foi que o reator entrou em curto devido à chuva e ao vento dos últimos dias", disse Tiago Bandeira, técnico do Departamento de Iluminação Pública (DIP), da SSUI. O reparo foi realizado à tarde. Uma nota divulgada à imprensa disse que "um dos reatores das pétalas do poste estava danificado devido a um curto-circuito, deixando-o energizado". A nota informou ainda que equipes do DIP averiguaram outros postes no parque a fim de garantir segurança aos frequentadores da praça.

Como proceder
Em caso de choque, o indicado é ligar para o Samu (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193) e solicitar ajuda imediata. Para denúncias, reclamações ou avisos sobre a iluminação pública, o telefone do DIP é o (53) 3271-3617.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com salários atrasados, servidores do Hospital de Caridade de Canguçu entram em greve Anterior

Com salários atrasados, servidores do Hospital de Caridade de Canguçu entram em greve

Próximo

TVE e FM Cultura seguem funcionando com tempo reduzido

Deixe seu comentário